Dados de Consumo Real – GWM Ora 03 BEV 58 MY25/26

Resolvei montar este texto aqui para referência de quem está procurando comprar um carro elétrico.

Vamos descrever uma viagem de 1180 km entre Telêmaco Borba – PR até Governador Celso Ramos em SC. A viagem aconteceu entre os dias 20/11/25 e 23/11/25, em um feriado com trânsito intenso.

Primeiro um roteiro de como aconteceu a viagem e depois minhas considerações.

Aguardando o carregamento no Boqueirão em Curitiba.

RESUMO

Telêmaco Borba → Porto Belo/Celso Ramos → Telêmaco Borba

Distância total: 1180 km
Energia total da tomada: 209,38 kWh
Custo real: R$ 352,02
Consumo médio da tomada: 17,7 kWh/100 km

ETAPA 1 – TELÊMACO → PONTA GROSSA

Data/hora: 20/11 – manhã
Hodômetro: 397 km → 528 km
Trecho: 131 km
SOC chegada: ~40%
Carga: 25,59 kWh
Duração: 43 min
Preço: R$ 48,37
R$/kWh: 1,89

Ponto relevante:
Carga relativamente cara por estar muito perto do ponto de origem. Estratégia subótima. Paramos para aproveitar o almoço.

ETAPA 2 – PONTA GROSSA → GARUVA

Data/hora: 20/11 – tarde
Hodômetro: 528 km → 724 km
Trecho: 196 km
Carga: 11,37 kWh
Preço: R$ 34,23
R$/kWh: ~3,00

Ponto relevante:
Garuva é o ponto mais caro da rota. Evitar sempre. Sessão curta e muito cara.

ETAPA 3 – GARUVA → TIJUCAS

Data/hora: 18/01 – noite
Hodômetro: 724 km → 911 km
Trecho: 187 km
Carga: 35,26 kWh
Duração: 38 min
Preço: R$ 70,53
R$/kWh: 2,00

Ponto relevante:
Preço razoável para o litoral catarinense, mas ainda acima da média de Curitiba.

CHEGADA – CELSO RAMOS

SOC: ~72%
Hodômetro: 949 km

Ponto relevante: Depois fizemos alguns passeios na cidade e em Floripa.

PORTO BELO OUTLET (CARREGAMENTO ATÉ 100%)

Data/hora: 23/11 – noite
Hodômetro: 1100 km
Carga: 53,62 kWh
Duração: ~1h15
Preço: R$ 107,23
R$/kWh: 2,00

Ponto relevante:
Carregamento completo e estável. Curva de potência excelente.

VOLTA – PORTO BELO → CURITIBA

Data/hora: 23/11
Hodômetro: 1100 km → 1340 km
Trecho: 240 km
Carga em Curitiba: 36,72 kWh
Preço: R$ 51,03
R$/kWh: 1,21

Ponto relevante:
Melhor custo da viagem inteira.
Curitiba ONCharge é 40–60% mais barato que todos os outros pontos. R$ 1,21 /kW é muito barato, carregador de 60kWh mas só entregou 55kWh. Se estiverem dois carregando, ele faz 30kW para cada.

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Casa (Wallbox Copel)

  • Data/Hora: 24/01 – 21:40
  • Hodômetro: 1577 km
  • Energia carregada: 46,82 kWh
  • Preço AC Copel: R$ 0,87/kWh
  • Custo: R$ 40,73

Lições importantes para proprietários de elétricos

1) O ponto mais barato manda na estratégia

→ Em viagens TB ↔ Litoral, Curitiba (ON Charge) deve ser a parada principal.
Preço: R$ 1,21–1,39/kWh.

2) Evite Garuva a qualquer custo

R$ 3,00/kWh → sempre uma armadilha.

3) Ponta Grossa não vale a pena no início da viagem

→ Você ainda está com SOC alto → eficiência baixa.

4) Tijucas e Porto Belo têm preço OK

R$ 2,00/kWh, usar apenas como complemento.

5) Paradas curtas (11–15 kWh) custam muito caro

→ Têm maior perda, maior preço efetivo por kWh e pior custo por km.

6) Melhor faixa de carregamento

20% → 80%
= máximo km/min, menor custo.

7) Estratégia ideal reduz custo em ± R$ 250 por viagem

  • Concentrar carga em Curitiba
  • Minimizar litoral
  • Evitar PG e Garuva
  • 2 paradas totais (ida + volta)

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