
É uma moto com motor V Twin clássica com 11,7 kgfm de torque a 3.200 rpm. A título de comparação, uma Harley 883 tem 6,83 kgfm a 4.850 rpm, a Honda Shadow 1100 tem 6,5 kgfm a 3.000 rpm.
É conhecida entre os motoqueiros como “A Bruta”. É forte e pesada.
Comprei a moto em 30/07/24. Já estava em família há mais de 3 anos, mas parada. Andou menos de 200 km neste período. Logo que comprei já andei mais de 2 mil km.
Porquê injetar?
Vários motivos me levaram a isso:
- Procurando um novo hobby
- Sempre tive vontade de injetar veículos antigos com speeduino
- Carburadores duplos são sempre complicados, dão muita manutenção e a moto precisa estar constantemente sendo usada.
- Mesmo utilizando rotineiramente, os carburadores são suscetíveis a falhas frequentes com sujeira.
Aproveitei que encostei ela para um a revisão e decidi começar o projeto.
Objetivos
Meus principais objetivos
- Gastar um tempo significativo em uma atividade de realização pessoal com dificuldade elevada, treinar minha paciência e perseverança.
- Melhorar a confiabilidade da Intrudona
- Melhorar o desempenho e economia da moto
- Explorar possibilidades de customização eletrônica em uma moto totalmente “vintage”
Premissas
O projeto se baseia em algumas premissas principais:
- Uso de TBIs disponíveis no mercado (utilizando da Honda CB 300R)
- Injeção não sequencial
- Sem controle de ignição (adaptações mecânicas de roda fônica seriam inviáveis neste momento)
- Mínimas adaptações mecânicas
Planejei este pequeno projeto desde 2013, antes de comprar a moto. Já sabia que faria isso no momento da compra. Aproveitei para viajar e conhecer as características dela antes disso, mas em Março resolvi começar.
E estou usando este site aqui para documentar para mim e para quem tiver interesse, essa pequena jornada.