Injeção eletrônica na Suzuki Intruder VS 1400?

Suzuki Intruder VS 1400 (JTA/SUZUKI VS1400GLP 1996/1996)

É uma moto com motor V Twin clássica com 11,7 kgfm de torque a 3.200 rpm. A título de comparação, uma Harley 883 tem 6,83 kgfm a 4.850 rpm, a Honda Shadow 1100 tem 6,5 kgfm a 3.000 rpm.

É conhecida entre os motoqueiros como “A Bruta”. É forte e pesada.

Comprei a moto em 30/07/24. Já estava em família há mais de 3 anos, mas parada. Andou menos de 200 km neste período. Logo que comprei já andei mais de 2 mil km.

Porquê injetar?

Vários motivos me levaram a isso:

  • Procurando um novo hobby
  • Sempre tive vontade de injetar veículos antigos com speeduino
  • Carburadores duplos são sempre complicados, dão muita manutenção e a moto precisa estar constantemente sendo usada.
  • Mesmo utilizando rotineiramente, os carburadores são suscetíveis a falhas frequentes com sujeira.

Aproveitei que encostei ela para um a revisão e decidi começar o projeto.

Objetivos

Meus principais objetivos

  • Gastar um tempo significativo em uma atividade de realização pessoal com dificuldade elevada, treinar minha paciência e perseverança.
  • Melhorar a confiabilidade da Intrudona
  • Melhorar o desempenho e economia da moto
  • Explorar possibilidades de customização eletrônica em uma moto totalmente “vintage”

Premissas

O projeto se baseia em algumas premissas principais:

  • Uso de TBIs disponíveis no mercado (utilizando da Honda CB 300R)
  • Injeção não sequencial
  • Sem controle de ignição (adaptações mecânicas de roda fônica seriam inviáveis neste momento)
  • Mínimas adaptações mecânicas

Planejei este pequeno projeto desde 2013, antes de comprar a moto. Já sabia que faria isso no momento da compra. Aproveitei para viajar e conhecer as características dela antes disso, mas em Março resolvi começar.

E estou usando este site aqui para documentar para mim e para quem tiver interesse, essa pequena jornada.

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